“Baci” o chocolate mais famoso da Itália
“La Perugina” é uma famosa fábrica de chocolates da cidade de Perugia na Região da Umbria. A atividade produtiva da empresa iniciou-se em 1908. A gestão da sociedade era confiada a Giovanni Buitoni, a sua esposa e a técnica Luisa Spagnoli. Em 1914 a atividade da Perugina foi transferida para um novo estabelecimento próximo a estação ferroviária de Fontivegge, a nova zona industrial da cidade. Em 24 de maio de 1920, a sociedade assumiu a denominação de “La Perugina. Cioccolato e confetture”.
O “Bacio Perugina” nasceu em Perugia em 1922. A sua idealizadora foi Luisa Spagnoli. No início se chamava “cazzotto” porque seu formato era irregular, rústico. É composto de gianduia (uma mistura de chocolate com creme de avelã), grãos de avelã e coberto com chocolate derretido.
Dizem que Giovanni Buitoni sugeriu um novo nome para este chocolatinho:”Bacio”.
O “Bacio” tornou-se rapidamente famoso. Federico Seneca, diretor artístico da Perugina, trouxe duas inovações fundamentais para a empresa: inseriu os papéis com frases de amor de escritores famosos na confecção dos chocolatinhos e criou a típica caixa azul com a imagem de um casal de namorados sobre um céu estrelado.
No curso dos anos, o “Bacio” tornou-se uma mensagem afetuosa para diversas ocasiões.
Nos anos 50 foi criado os pequeninos “Baci” chamados de “Bacetti”.
Nos anos 60 criou-se produções especiais para datas comemorativas como dias das mães e dia dos namorados.
Nos anos 80 foi criada a embalagem do “Baci” em tubo, direcionado principalmente para o público jovem.
Fonte: Livro "Viaggio in Italia", Vittorio Azzarà - Roberta Scarpocchi e Federica Vincenti