Caminhos da Italia Frate Indovino Real Time Analytics
Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

Frate Indovino

 

Frate Indovino

Na Itália todos identificam “Frate Indovino” com a figura de um simpático frade, sempre sorridente, retrato de capa do mais famoso almanaque italiano. Na verdade, o criador deste almanaque que agora é famoso em todos os continentes chama-se Padre Mariangelo.

Ele nasceu em Cerqueto, um pequeno vilarejo vizinho a Perugia, em 1915. Seu nome de nascimento é Mario Budelli, mas quando aos 15 anos vestiu o hábito da Ordem dos Frades Capuchinhos, como sinal de completa renúncia, assume o nome de Mariangelo e como sobrenome o lugar de nascimento.

Continuou a estudar, cursou o ensino médio e em seguida teologia. Em julho de 1939 foi ordenado sacerdote. Foi nomeado pelos seus superiores editor do periódico franciscano “Voce Serafica di Assissi” e manteve essa posição por dez anos. No Natal de 1945 decidiu presentear os seus leitores com um almanaque que informava a previsão metereológica para todo o ano seguinte. Foram feitas somente 2.000 cópias, mas foi imediatamente um grande sucesso. Os agricultores eram os que mais consultavam as previsões metereológicas para poder  planejar os trabalhos no campo. O plantio, a poda e colheita eram decididas de acordo com a previsão do tempo informadas no almanaque e também porque ainda não existiam os satélites para informar as condições metereológicas em um futuro mais ou menos próximo. É daí que vem o adjetivo “Indovino”, ou em português advinho, mas não foi nenhuma arte de adivinhação, Padre Mariangelo aproveitou ao máximo as observações sobre metereologia baseadas em estudos de 1600 e apoiadas por observações sobre manchas solares e outros fenômenos celestes.

Além da previsão do tempo, é possível ler preciosos conselhos sobre alimentação, fitoterapia e, em geral como melhorar a saúde e o espírito. São conselhos definidos como “pílulas de sabedoria”... pequenas concentrações de sabedoria popular e científicas que fazem refletir sobre as coisas que nos rodeiam diariamente. Todos os assuntos são tratados com simplicidade e sinceridade...no típico estilo franciscano!

Em 15 de novembro de 2002 o fundador da obra “Frate Indovino” retornou a casa do pai.

 

Fonte: Frate Indovino

 

 

Sobrenomes italianos