Abruzzo
Abruzzo: um recorde 30% do seu território é protegido por leis de tutela ambiental, como nenhuma outra região na Europa. Não é por acaso que esta região é chamada de a “região dos parques”. São três parques nacionais, um parque regional e dezenas de áreas e reservas naturais protegidas. Em uma região como essa, é natural que sua capital se chame L’Aquila (Águia). Dominada por um imponente castelo de 1500, que hospeda o Museu Nacional do Abruzzo. L’Aquila é dotada de esplêndidos monumentos civis e religiosos, das épocas medieval e renascentista. Sua costa, que possui frequentadíssimas localidades balneárias, premia Pescara, pátria de Gabriele D’Annunzio (sua casa natal é hoje um pequeno, mas sugestivo museu). Em Chieti, encontra-se um importante Museu Arqueológico Nacional, conhecido e premiado por sua eficaz e moderna organização expositiva. A obra mais importante encontrada neste museu é o Guerreiro de Capestrano, uma estátua fúnebre do VI século A.C., encontrada na Província de L’Aquila em 1934.
Em Teramo, encontra-se o estupendo “Paliotto”, obra de Nicola da Guardiagrele e a Pinacoteca Cívica exibe lindas peças de faianças maiolicas.
A região Abruzzo é rica em modo surpreendente, tanto no que diz respeito a tesouros arquitetônicos e artíticos, como em tesouros naturais e em tradições populares.
Símbolo
Território
Cidades: L’Aquila é a capital regional. Pescara, Chieti e Teramo são outras cidades importantes.
Arte
A região é rica em relíquias da civilização romana. A arte teve o seu período mais criativo durante a idade média. Catedrais e abadias, com patentes características locais, foram construídas entre os séculos XI e XIX. O exemplo mais importante é a de Santa Maria di Collemaggio, em L’Aquila. A escultura teve um desenvolvimento especial. Preciosos exemplos da renascença podem ser vistos em Sulmona e L’Aquila.
A serem visitados
Sulmona, Roccaraso e Scanno e as terras altas das Cinco Milhas e o Parque Nacional.
Províncias: Chieti, L’Aquila ,Pescara e Teramo.
Sites relacionados: Regione Abruzzo, Abruzzo Turismo
Assuntos relacionados: Associações italianas, Arquivos de Estado - Abruzzo, Sabores da Itália - Abruzzo
Blog Caminhos da Itália: Sabores de Abruzzo, Sabores da Itália - Provícia de Chieti
Fonte: ENIT - Agência Nacional Italiana de Turismo