Real Time Analytics
Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

Sabores da Lombardia


Ossobuco in gremolada Devido ao seu território diversificado, a Lombardia não tem uma tradição gastronômica homogênea. Sem contar o panetone, o prato característico de Milão é o "ossobuco in gremolada su risotto allo zafferano" - ossobuco com molho e arroz com açafrão. Sem dúvida nenhuma, metade da região da Lombardia se identifica com a "casoeula" - prato a base de vários pedaços de carne de porco e repolho.





Tortelli di zuccaMantova se destaca com o "agnoli antica" - sopa com uma certa quantidade de vinho; os "tortelli di zucca" - massa recheada com abóbora, e a "sbrisolona" - doce típico à base de farinha, amêndoas, açúcar, ovos e manteiga. Entre as cidades de Bergamo e Brescia, são típicos os "casonsei" - massa grossa a base de salame, pão, ovos e queijo. Em Cremona é possível saborear o "torrone alle mandorle" - torrone de amêndoas e a "mostarda senapata" - mostarda picante.





Salame di oca


Enquanto a Província de Pavia, o "salame di oca" - salame de ganso e o "salame di Varzi" são apreciadíssimos. No lago de Como, são típicos os raros peixes secos ao sol, os "Missoltitt" - composto de pescadas do lago, primeiramente secos e depois cozidos na brasa ou na panela e geralmente acompanhados de polenta.





Pizzoccheri


Na Valtellina encontramos a "Bresaola" - carne de boi magra, salgada em escabeche e maturada; os "pizzoccheri", talharine composto de farinha, fermento e grãos saraceno; a "polenta taragna" - temperada com queijo derretido e o "Viulin" - presunto montanhês, muitas vezes difícil de ser encontrado, por ser sazonal.




Taleggio


Os queijos típicos mais importantes são: o grana padano, o gorgonzola, o taleggio, o bagos e o bitto. Excelente e entre os melhores da Itália, está o azeite extra virgem de Garda. Os vinhos que contam com dois pontos de excelência são: "Franciacorta" pelos espumantes, e o "Brut a Valtellina" pelos tintos.




Fonte: ENIT - Agência Nacional Italiana de Turismo

Sobrenomes italianos