Sabores de Friuli Venezia Giulia
Por ser uma região de fronteira, o Friuli oferece dois tipos de culinária fundamentalmente diversa: derivação veneta em Trieste e de um passado internacional, com pratos austríacos, húngaros, eslovenos e croatas. O produto mais conhecido é sem dúvida o “Prosciutto di San Daniele”, sem esquecer o presunto defumado “di Sauris”.
Irresistível a qualquer hora do dia é a “porcina calda” e o “wurstel” – salsicha típica alemã. Entre os queijos lembramos do “montasio”.
A polenta acompanha tudo, das simples receitas da montanha ao peixe do adriático. Entre as receitas típicas temos a “jota” – sopa de batatas e carne de porco; o “frico” – queijo frito e crocante; as “brovade” – nabos macerados no vinho, que acompanham a carne de porco; o “brodetto di pesce di Grado” – sopa de peixe; o “gulasch” e a “Cotoletta alla Viennese”, entre outras.
Entre os doces se sobressaem os “gubana” – massa folhada, amêndoas, frutas cristalizadas e chocolate; o “presnitz” – massa folhada e frutas cristalizadas e o “strucolo” – tipo de “strudel”.
Representando os vinhos brancos, temos o Ribolla, e o Pinot. Para os tintos: Schiopettino, Merlot Cabernet e Refosco. Típico vinho de sobremesa: o precioso Picolit. Ótima a produção de “grappe”, em particular as de ameixa, damasco e o típico Maraschino.
Fonte: ENIT - Agência Nacional Italiana de Turismo