Real Time Analytics
Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

Imigração italiana no Brasil

 italianos embarcando na Itália com destino ao Brasil

Italianos embarcando na Itália com destino ao Brasil, 1910.

 

Ao meio-dia o sino do navio começou a tocar. Era a hora de subir no navio. Puseram-se em fila. Caminhavam devagar, com pouca disposição. Pobres cristãos! O coração de Bórtolo batia forte. Tinha a sensação de que ia desmaiar. (1)

 

 

Uma semana, duas semanas, três semanas se escoam morosas e pontilhadas e surtos de nostalgia. Volvendo para o fim, aquela viagem traz para os viajores novos motivos de expectativa. O Brasil ! Será uma terra boa ? Encontrarão gente acolhedora ? Ou serão tratados com dureza, com suspeitas ? Como poderão comunicar-se, eles que nada sabem da nova língua ? (2)

 

desembarque de imigantes porto de Santos

“Graças te dou, meu Deus, por eu poder contemplar a terra em que hei de me abrigar doravante, até o fim dos meus dias”. E ainda: Como é bela a natureza criada por Deus. E fez um juramento: Vamos prometer a Deus, diante desta maravilha que, sempre, para onde quer  que vamos neste imenso Brasil, faremos com que nossos exemplos de cristãos sejam conhecidos por todos. Vamos também agradecer a Deus que nos deu tamanha graça de ver tudo o que Ele criou para o bem do homem. (3)

 

Colonos italianos expõem seus produtos em Caxias do Sul

Colonos italianos expõem seus produtos em Caxias do Sul

 

O negócio correu melhor do que se esperava... As terras são boas e ainda com muitas matas... Lenha em abundância... Água em todos os vales... Vigorosas as plantações de café... Ainda mais: Há uma casa muito grande, sobradada, com muitos cômodos. Perto dela existe uma grande tulha, onde guardam o café, o arroz, o feijão e mais coisas. Há também a casa das máquinas pra beneficiar o café e o arroz e também um moinho de fubá... Para dizer a verdade é construção de gente rica ! (1)

 

Fonte:

(1) VITTI, G. Esperança de uma nova vida – 100 anos de Santana. Piracicaba – SP: Shekinak Editora e Gráfica, 1993

(2) CORRER, L. J. Uma história verdadeira. Piracicaba: Ed. Gráfica Ituiutaba Ltda

(3) DEGASPERI, F. C. Recordando a nossa história. Piracicaba, SP: 1982.

 

 

Sobrenomes italianos